Como contabilizar devolução de compras?

Contabilizar devolução de compras de maneira correta é algo indispensável para a boa gestão financeira de um negócio.

Contabilizar devolução de compras de uma forma correta garante que a gestão contábil está sendo conduzida de maneira coerente e precisa. Tendo por objetivo principal anular os efeitos de uma operação anteriormente praticada, a devolução anula efeitos contábeis e tributários. Em geral, essa operação soa simples, mas depende de uma série de fatores. Além disso, ela precisa de muita celeridade para garantir perfeição nos livros contábeis.

Por isso, explicaremos mais detalhes de como realizar a contabilização da devolução de compras para acompanhar as mercadorias em estoque e garantir a precisão dos dados financeiros de sua marca e evitar problemas fiscais.

Como contabilizar devolução de compras de maneira correta?

Para contabilizar devolução de compras de forma precisa, é necessário antes compreender os procedimentos contábeis aplicáveis ao caso específico. Assim, o primeiro passo é conhecer se a empresa tem um controle permanente de estoques, ou se ela não mantém esse controle.

Caso exista o controle permanente de estoques, os registros na escrituração devem observar uma rotina específica de contabilização. Por exemplo, fazer a documentação da data da devolução, o motivo da devolução e a descrição do produto devolvido e reembolsado.

Tal registro deve ser documentado com uma nota fiscal de devolução ou documento interno específico. Uma vez que a devolução tenha sido identificada, é necessário reverter a transação da venda original, deduzindo o valor das receitas da empresa. Desse modo, a movimentação contábil deve ser de crédito na conta de vendas, e débito na conta de devolução de vendas ou de descontos oferecidos.

Com o produto em mãos, o estoque deve ser atualizado e o reembolso deve ser entregue à pessoa consumidora.

Quais os impactos fiscais ao contabilizar devolução de compras?

A depender do tipo de anulação de compra, se integral ou parcial, é necessário emitir a nota fiscal de devolução. Por isso, para melhor se guiar nesse momento, recomenda-se uma assessoria contábil para que os valores estejam sempre corretos no cadastro, levando em consideração o método de reembolso que será seguido e como tais transações serão explicadas ao Fisco.

Além disso, esse investimento também garante que não haverá pagamento a maior nem a menor no que diz respeito aos impostos devidos. Ou seja, garante total concordância com a lei fiscal e reduzindo problemas administrativos.

Devoluções de produtos e estornos implicam em movimentações contábeis complexas, acompanhadas da atualização do estoque, dentre outros fatores. Por isso, acompanhar tais movimentações de maneira aproximada e profissional é responsabilidade dos profissionais contábeis. Converse com especialistas da Moretti para saber mais.

Eficiência e precisão nas operações com Moretti Contabilidade

Transfira as responsabilidades contábeis para profissionais especializados na área. Converse com a equipe Moretti e entenda melhor os nosso serviços e quais soluções podem ajudar a sua marca.

Desde o ideal acompanhamento de indicadores de desempenho, até os elementos associados ao ato de contabilizar devolução de compras, especialistas da Moretti Contabilidade podem lhe auxiliar.