Empregos formais aumentam graças aos pequenos empreendedores

Pequenos empreendedores são a grande maioria no Brasil, e por conta deles, os empregos formais têm crescido. Entenda mais sobre.

Quando olhamos para a população total do Brasil hoje, vemos que o número de pessoas com empregos formais está aumentando, e isso reflete também no aquecimento da economia do país. Hoje, grande parte do aquecimento nesse setor vem dos pequenos negócios, estes que têm absorvido grande parte da mão de obra brasileira.

Os indicadores econômicos demonstram uma tendência encorajadora, aprovando políticas públicas em aplicação nos dias atuais e direcionando o país a um rumo ainda mais interessante. Saiba mais sobre o assunto no presente artigo da Moretti.

A força dos pequenos empreendedores na criação de empregos formais

Pequenos empreendedores são responsáveis por criarem e movimentarem o conhecido “comércio local”. Movimentando a economia de uma forma mais localizada, pequenos empreendedores costumam se enraizar melhor em comunidades e, assim, causam na população local genuíno da população de que aquele negócio prospere.

Ao facilitar a abertura de novos pequenos negócios, vemos a possibilidade de expandir ainda mais a economia. Um padrão percebido nas últimas movimentações governamentais aponta para a melhoria do ambiente de negócios para micro e pequenas empresas.

Sendo o recorte mais importante da economia no fator impacto local, pequenos negócios exigem políticas públicas, e esses estão presentes no portfólio do programa Cidade Empreendedora Nacional e nas oportunidades criadas pelo mesmo, assim como nos instrumentos criados e garantidos por lei para impulsionar pequenos empreendedores.

Superando e reconhecendo desafios de pequenos empreendedores

Estar em dia e acessando sempre que possível os instrumentos criados pelo Estado para estimular os pequenos empreendedores é uma medida estratégica e inteligente. Para isso, é importante estudar a legislação tributária, observando também as obrigações fiscais envolvidas na atuação de sua pequena empresa.

Além disso, pequenos empreendedores devem entender que a posição de uma pequena empresa pode ficar vulnerável perante grandes oscilações de mercado, e a depender de quão nichado é o produto, até mesmo pequenas oscilações podem gerar grandes impactos na receita.

Utilizar todas as ferramentas possíveis de forma estratégica, assim como, sempre que possível, tentar prever as surpresas e mudanças bruscas do mercado pode parecer algo caótico e difícil de manter, mas é a abordagem ideal para toda pequena empresa.

Conte com auxílio especializado Moretti e garanta o sucesso de seu negócio

A importância dos pequenos empreendedores no mercado é gigantesca. Afinal, são eles que movimentam a economia, contratam uma grande parcela da população, garantem a sobrevivência do comércio local, entre outros.

Além disso, são os empreendedores mais cheios de responsabilidades, tendo poucos colaboradores para atribuir funções e precisando lidar com diversas obrigações. Por exemplo, esse profissional é responsável pela gestão de contratos, pessoas, marketing, contabilidade, finanças, entre outros.

Para ajudar com isso e garantir que seu pequeno negócio continue a crescer e empregar mais pessoas, conte com uma assessoria especializada. A Moretti pode auxiliar seu negócio tanto na gestão contábil quanto financeira, oferecendo um acompanhamento flexível e alinhado com as expectativas de um pequeno negócio. Converse com especialistas Moretti agora mesmo e saiba mais. Não hesite em conferir também nosso blog para ler mais artigos como este.