Como funciona MEI para autônomo?

Entender como funciona MEI para autônomo permite que pessoas passem a contar com custos de manutenção reduzidos

Sendo um modelo empresarial simplificado e bastante alinhado para pequenos empreendedores. Por isso, entender como funciona MEI para autônomo é certamente um passo rumo a um maior sucesso financeiro. Dando acesso a todos os benefícios que estão envolvidos na conquista de um CNPJ próprio, como acesso a linhas de créditos e maior confiança no mercado, abrir uma MEI pode ser uma boa escolha.

Entenda mais sobre como funciona a abertura de uma MEI para autônomos neste texto Moretti. Se lhe restarem dúvidas, converse com os especialistas da marca.

Como funciona MEI para autônomo?

Pessoas autônomas costumam se transformar em MEI exatamente para poder ter o próprio CNPJ. Para entender melhor como funciona MEI para autônomo, basta visualizar e atender às regras básicas que são pedidas por esse tipo de pessoa jurídica.

Portanto, para legalizar sua atuação, passar a emitir notas fiscais e acessar linhas de crédito exclusivas para empreendedores. As regras do MEI devem estar em mente:

  • Teto de receita bruta anual de R$ 81 mil, valor que está em discussão no Congresso e deve ser aumentado em data futura;
  • Não possuir outra empresa aberta em seu nome, nem mesmo ter participação em outros negócios, quer seja na posição de pessoa sócia ou mesmo pessoa administradora;
  • Enquanto MEI, o empreendedor autônomo deverá atuar individualmente, mas pode contar com no máximo uma pessoa colaboradora. Também tramita hoje uma Lei Complementar que poderá aumentar esse número para 2 colaboradoras.

Ao deixar de ser uma pessoa autônoma que trabalha sem CNPJ e passar a ser MEI, legalizando sua atividade perante o Estado, desde que cumpra todos os ditames legais de recolhimento de impostos dentro do prazo, conta-se com:

  • Auxílio-doença;
  • Salário-maternidade;
  • Aposentadoria por idade ou invalidez;
  • Pensão por morte para familiares.

O limite de faturamento pode trazer a impossibilidade de participação de alguns autônomos que ganham mais que R$ 6750,00. Para tais pessoas, existe a possibilidade de abrir uma empresa de outro modelo, como as MEs, que possuem limite de faturamento superior, por exemplo.

Contudo, no caso das MEs, alguns benefícios que existem para MEIs não são oferecidos, como o recolhimento de impostos facilitados e redução ou isenção de alguns tributos, como PIS, IPI e Cofins. Para fazer a escolha ideal, é importante conversar com uma assessoria contábil especializada.

Converse com a Moretti e tome a decisão estratégica

A Moretti, por meio de uma equipe especializada no aspecto estratégico da contabilidade, possui a capacidade de responder todas as suas questões no que concerne à abertura de uma empresa para sua atuação enquanto autônomo.

Afinal, ao contratar uma assessoria especializada, você evita retrabalhos e problemas perante o Fisco, abrindo por definitivo a empresa que lhe acompanhará nessa nova fase de sua atuação.

Converse com a equipe Moretti e saiba mais. Não deixe de conferir também o blog da marca a fim de tirar suas dúvidas.